quinta-feira, 18 de junho de 2015

Laboratório Sustentável de Matemática: uma experiência inspiradora!

Foi realizado no dia 20 de maio de 2015 o primeiro Seminário de Educação Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Este evento contou com a participação de vários pesquisadores de outras instituições de ensino que apresentaram suas pesquisas no campo da matemática. Neste seminário conhecemos um pouco do trabalho da professora Daniela Mendes Vieira da Silva, que atua como professora titular de Matemática na rede estadual do Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Hebe Camargo, onde coordena o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
É interessante analisarmos a formação de Daniela Mendes, graduada em Matemática pela UFF, com atualização em Mídias na Educação pela UFRJ e Especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ. Atualmente, é mestranda do Programa de Educação em Ciências e Matemática-PPGEduCIMAT ofertado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Percebemos que Daniela optou por uma formação onde juntou a matemática com as mídias e tecnologias, vamos ver como ela tem utilizado dessa união em sua prática?
Como já comentamos Daniela conta, na escola onde leciona, com um laboratório de matemática onde proporciona aos seus alunos a utilização de objetos de aprendizagem e jogos para a melhoria do aprendizado dos conteúdos matemáticos. A interação dos alunos com o material manipulável aumentou o interesse e consequentemente o rendimento do alunado na disciplina. Até mesmo alunos avessos à Matemática passaram a vê-la como algo interessante e divertido.
Além desse trabalho maravilhoso realizado na escola Daniela tem expandido suas experiências através do uso de diferentes mídias. Ela mantém uma página no Facebook e um blog, que servem como um canal de contato, divulgação e registro de seu trabalho. No blog – Laboratório Sustentável de Matemática – encontramos o registro de suas aulas, materiais para download, artigos, instruções para construção de materiais concretos. Trata-se de um blog com fins educacionais, portanto os materiais apresentados têm o objetivo de difundir o conhecimento. Vamos conferir as experiências dos alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo no laboratório de matemática, os links estão disponíveis abaixo:

Facebook: https://www.facebook.com/LaboratorioSustentavelMatematica?fref=ts


Blog: http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/


A criação do blog permitiu que diversos professores, futuros professores, alunos, responsáveis e aqueles que se interessam pela educação pudessem acompanhar o trabalho realizado por Daniela. Tal trabalho passou a ser reconhecido a ponto de a escola receber visitas de pessoas interessadas a assistir uma aula de Matemática!




Publicado pelo canal Matemática Rio

Desejamos que esse experiência inspire muitos professores a pensarem novos caminhos para ensinar matemática. Que tal começar criando uma página no Facebook como um canal de comunicação com seus alunos? Que tal divulgar para a comunidade as ricas experiências que ocorrem em sala de aula?


Pensem nisso!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Você viu?

Oi, professores!
Vocês viram a novidade que trouxemos? Criamos um seminário virtual, apresentando nosso blog e as ferramentas que ele possui.
Segue o link:

Aproveitem!

Matemática e Informática na UNIRIO: conversa informal com a professora Ana Abrahão

Olá, professores! 
Hoje, trouxemos a nossa primeira entrevista informal com uma convidada muito especial: a professora Ana Abrahão, que ministra as disciplinas de Matemática na Educação I e Matemática na Educação II para o curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Criadora do blog EDMat -UNIRIO, ela é  doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2007) e mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRio (1998), com área de concentração em Matemática Aplicada. Possui bacharelado e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (1977) e graduação em Curso Normal de Formação de Professores pelo Instituto de Educação Estadual Domingos Faustino Sarmiento em São Paulo (1970). Foi bolsista do CNPq durante o mestrado e bolsista nota 10 pela FAPERJ durante o doutorado. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase na formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atua principalmente na formação regular e continuada de docentes. Viveu nos EUA entre 1984 e 1990, na Colômbia entre 2005 e 2008 e no Equador entre 2008 e 2009. Atualmente reside na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi professora concursada e regente de Ensino Médio e de Curso de Formação de Professores pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro até agosto de 2010. Foi professora concursada e regente no Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro até dezembro de 2011. Teve a função de coordenadora do Projeto de Ciências e Matemática e dos Pólos de Ciências e Matemática na Diretoria de Ensino da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. Exerceu a função de supervisora educacional na 7a. Coordenadoria Regional de Educação da cidade do Rio de Janeiro. 
A professora Ana possui uma longa trajetória em relação à Matemática e Educação, por isso a convidamos para conversar sobre o trabalho dela com o blog (disponível no link: https://edmatunirio.wordpress.com/) nas disciplinas que ministra e sobre o debate da Matemática atrelada à Informática.
Novamente, lembramos que não é um vídeo profissional e que foi feito com muito carinho pelas autoras do blog. Confira a conversa abaixo:

Entrevista com Ana Abrahão: Sobre o blog EdMat (Parte I)


Entrevista com Ana Abrahão: TICs - Um dos recursos facilitadores no ensino da Matemática (Parte II)



Entrevista com Ana Abrahão: É difícil ensinar Matemática? (Parte III)


Entrevista com Ana Abrahão: Ciclo Vicioso no Ensino da Matemática (Parte IV) 


Entrevista com Ana Abrahão: Formação Continuada (Parte V) 

Esperamos que você goste deste material! Deixe sua opinião nos comentários! :)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Método do Algoritmo Reticulado - Vídeo no Youtube

Olá, professores!
Hoje, trouxemos um vídeo produzido para a aula de Informática e Educação falando sobre o Método do Algoritmo Reticulado. Lembramos que não é um vídeo profissional, mas que foi produzido com carinho por uma das autoras do blog.
Esse método foi criado pelos babilônios e funciona como um jogo, trabalhando a multiplicação de dois números naturais por dois números naturais ou mais.
É muito interessante e você pode usá-lo como método alternativo durante as suas aulas de Matemática. Confira!


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Oi, mundo!

Esta página foi criada com o intuito de auxiliar professores a trabalhar a Matemática através das ferramentas disponíveis na Informática. Essa parceria funciona, sim!
Atualmente, dentro das mais variadas escolas, ainda nos deparamos com o grande desafio de compreender a Matemática, tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Eleita como a “Menos Preferida”, a disciplina lida com desafios diários, desde o extenso conteúdo programado até a dificuldade de aceitação por parte dos estudantes.
Em um mundo dominado pelos computadores, tablets e smartphones, é impossível despertar o interesse das crianças usando uma Matemática Tradicional. É por isso que os professores estão procurando alternativas para atrair a atenção de seus alunos e diminuir – de uma forma dinâmica – as limitações encontradas dentro da sala de aula.
Com o intuito de desenvolver o espírito investigativo e a sede por conhecimentos, os professores buscam apoio na Informática. Em nossa Era Digital, existem diversos softwares que podem ser usados para auxiliar no entendimento dos conteúdos da disciplina e despertar ainda mais o interesse sobre determinado assunto. Por isso, o nosso objetivo é discutir a forma como a Matemática vem se entrelaçando com a Informática e afirmar que essa parceira funciona sim!
Neste blog, procuramos disponibilizar caminhos para auxiliar os professores a trabalharem essa parceria. A proposta foi feita na disciplina de Informática e Educação, ministrada pela professora Leila Lopes e a nosso tema foi escolhido a partir dos estudos feitos nas disciplinas de Matemática na Educação I e II, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), ministradas pelas professoras Ana Abrahão e Andréa Thees, que usam as tecnologias no ensino da Matemática.
Com isso, buscamos apresentar quais são os fundamentos dessa prática, que estão se tornando cada vez mais comuns entre os professores, apontar suas propostas e debater as principais vantagens e desvantagens dessa prática.