Sobre Matemática e TICs

Nesta página, disponibilizamos alguns artigos e planos de aula referentes ao Ensino de Matemática e as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). A informação é a chave para o conhecimento. O professor precisa estar preparado (e se preparar sempre, com frequência) para que seu trabalho possa produzir frutos. A leitura de artigos nos leva a reflexão de novos temas, novas propostas e principalmente, novos métodos para fugir da rotina.

ARTIGOS



1) A INCLUSÃO DAS TICs COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO AO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, disponível no link www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/humanas/a%20inclusao.pdf. André Pereira da Costa e Geraldo Herbetet de Lacerda apresentam: 
"Atualmente, a utilização de novas tecnológicas de Informação e Comunicação (TICs), no ambiente escolar, tem sido bastante discutida por vários pesquisadores da área no país, especialmente, no ensino da Matemática. Neste artigo são elencados os resultados obtidos numa pesquisa realizada em uma escola pública municipal de educação básica na cidade de Cachoeira dos Índios – PB, cuja finalidade foi verificar como os docentes de Matemática incluem estes instrumentos tecnológicos em sua prática pedagógica, isto é, no desenvolvimento de ambientes de aprendizagem na Matemática, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Desta forma, o recurso de coleta de dados empregado foi um questionário, dividido em três partes, sendo que, na primeira, analisou-se aspectos sociodemográficos, como por exemplo, o grau de escolaridade e o tempo que exerce o magistério; na segunda, avaliou-se a profissão docente, como os motivos da escolha pela profissão e de desmotivação em continuar a exercê-la; e na terceira, verificou-se aspectos das novas tecnologias, como a frequência destas nas aulas de Matemática, bem como sobre o uso do laboratório de informática. Assim, constatou-se que a maioria dos professores possui formação de nível superior em Matemática, e, que estão desmotivados em continuar com a docência devida, principalmente, à desvalorização da profissão no país. Além disto, estes trabalhadores afirmaram que possuem desconhecimentos sobre o uso das TICs na Matemática, somando-se a falta de incentivos por parte da direção da escola e/ou coordenação pedagógica. No entanto, ratificam que tais recursos podem favorecer na construção de conhecimentos matemáticos, colaborando a concepção de um espaço de investigação e relevância à aprendizagem para os estudantes. Para tanto, os resultados dissertados, nesta obra, comprovam que as TICs são um importante mecanismo na ruptura do paradigma dominante, que é o ensino tradicional matemático brasileiro."
2) AS TICs NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, disponível no link ftp://fernanda.cefetes.br/Cursos/EngenhariaEletrica/Hans/Pos_EPT/Wan/AS%20TIC%20NO%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DA%20MATEM%C1TICA%20t7c200.pdf. Zélia Martins, do Instituto Piaget e Escola EB de Agrela – Portugal, apresenta:
"É consensual entre os pedagogos a ideia das potencialidades do computador como recurso pedagógico na leccionação de conteúdos programáticos e na motivação em certas aprendizagens quer a nível de cálculo, visualização, modelação quer em termos de auxiliar precioso na memorização. Se, para ensinar qualquer matéria é necessário, cada vez mais, recorrer a factores de motivação, para ensinar Matemática, esta necessidade é muito mais premente. Estudos desenvolvidos nas últimas décadas sustentam uma boa implementação das TIC na sala de aula de Matemática. Temos, por um lado, consciência da necessidade de diversificar estratégias e métodos de ensino, de promover a motivação efectiva, de tentar educar melhor. Temos, por outro, recursos educativos como o computador e a Internet ao nosso dispor. O advento das TIC e do software para computador trouxeram transformações tais, que mesmo os currículos têm sofrido alterações importantes. As TIC são instrumentos poderosos, com um potencial didáctico enorme, capazes de ajudar a criar condições pedagógicas conducentes a novas competências e a novas atitudes. Decorrente da componente empírica de uma tese desenvolvida neste domínio, apresentaremos potencialidades e riscos que o recurso às TIC pode trazer ao Ensino-Aprendizagem da Matemática."
3) INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: É POSSÍVEL?, disponível no link: http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Hegli%20D%20Zanotti%20Final.pdf
HEGLI DAMORIN ZANOTTI apresenta: "Este trabalho teve por objetivo geral verificar porque no ensino da matemática poucos
educadores utilizam de recursos tecnológicos para a aprendizagem da mesma. Especificamente, observar se a informática nas aulas de matemática as tornam mais produtivas, atrativas e com melhores resultados de aprendizagem. Foi considerado relevante o aspecto de preparação, formação de professores quanto o domínio da
informática utilizada pedagogicamente. Está divido em três etapas distintas, a saber: na primeira etapa realizou-se a análise de sites e softwares matemáticos aplicados em alunos de séries equivalentes às terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental, de
uma escola de Bariri, localizada no interior do Estado de São Paulo, por intermédio do estágio realizado no laboratório de informática desta escola. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário aos alunos do terceiro ano de um curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Estadual Paulista – UNESP, na cidade de Bauru, São Paulo, que indagava quanto ao uso, local e freqüência da utilização da informática em
suas aulas de matemática. Foi constatado que a maioria não utiliza nenhum site ou software nas explicações e atividades que são propostas por eles. Na terceira etapa, um questionário semelhante ao anterior, foi adaptado e aplicado aos professores que já
exercem sua função na área de matemática, e os resultados obtidos assemelham-se com os resultados da primeira pesquisa, ou seja, ainda não utilizam as salas de informática das escolas onde ministram aulas por falta de conhecimento mais aprofundado no uso pedagógico, por aversão à mesma e insegurança. A importância dessa pesquisa se dá no momento em que foi constatado que o uso da informática no ensino da matemática torna-a mais “palpável”. Com o uso de imagens, sons, jogos é possível despertar um
maior interesse dos educandos sobre esta matéria, além de torná-la mais agradável e facilitar o entendimento. Muitos ainda são os profissionais que não utilizam dessa ferramenta no momento de ensinar. Ante os resultados alcançados, por meio deste
trabalho de pesquisa, diversas questões podem ser repensadas em relação à formação e capacitação dos professores para o uso da informática, visto que nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade pesquisada as salas de informática estão disponíveis, sendo necessário que sejam usadas de forma adequada."

4) O USO DA SALA DE INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES, disponível no link: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1643/Franciele%20-%20Artigo.pdf?sequence=1
A autora Franciele Martins de Oliveira apresenta: "Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de
uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática."


5) TICS: UMA TENDÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, disponível no link: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tics-uma-tendencia-no-ensino-matematica.htm. O autor Rodiney Marcelo Braga dos Santos apresenta uma discussão sobre a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar.

Boa reflexão e boa leitura!

PLANOS DE AULA


Não só de improviso vive o professor, mas de elaborados planos de aula que tem como objetivo transmitir aquilo que sabe e aprender com os alunos. Nesta página, também vamos disponibilizar alguns modelos de planos de aula para facilitar na elaboração das aulas de Matemática envolvendo as TICs.
1) Plano de Aula: Matemática usando as TICs, disponível no link: http://info1maio.blogspot.com.br/2010/10/trabalhando-com-fracoes.html com autoria na página. Os autores apresentam algumas ideias para o trabalho com as operações fundamentais nos anos iniciais. Vale a pena conferir.

2) Plano de Aula: Gráficos no Calc na aula de matemática, disponível no link: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/graficos-no-calc-na-aula-de-matematica com autoria na página. O objetivo dessa aula é produzir, analisar e comparar gráficos em computador utilizando o programa Calc.

3) Plano de Aula: Antecessor e Sucessor,  disponível no link: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Plano-De-Aula-Matematica-Na/61026259.html com autoria na página. Este plano de aula nos mostra que é possível aprender a sequencia numérica, focando no antecessor e sucessor através de jogos. Vamos conferir!

4) Plano de Aula: Operações matemáticas, disponível no link: http://pt.slideshare.net/ailtonadriano/plano-aula-25633813 com autoria na página. Que tal trabalhar as operações matemáticas no laboratório de informática? Segundo os autores desse plano de aula é possível.



(Página em Construção! Volte em breve para encontrar mais artigos e planos de aula! Se você desejar compartilhar algum material, fique à vontade para utilizar o mecanismo dos comentários!)


2 comentários:

  1. O blog nos mostra de forma clara e objetiva a importância da temática. Destaco também que o mesmo está bem organizado, com meios que ajudam na compreensão e aprendizagem sobre o ensino da matemática envolvendo novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Thamiris! Nos preocupamos em organizar o blog de forma que tudo estivesse bem localizado e de fácil acesso. Obrigada, mais uma vez.

    ResponderExcluir